As novas lâmpadas de tubo amaran de 2 pés (T2c) e 4 pés (T4c) da Aputure estão aqui e vêm com um novo recurso que as diferencia do resto da multidão de lâmpadas de tubo: travamento de baterias externas . Eu levei essas novas luzes para dar uma volta por várias semanas, e aqui está a nossa análise completa.
Há uma piada de longa data no grupo de usuários do Aputure no Facebook de que a luminária Aputure mais solicitada de uma “lâmpada de tubo” é um dos poucos produtos de iluminação que o Aputure simplesmente não faria. Que diferença alguns anos de perguntas fazem. O tubo de luz Aputure está finalmente aqui e, em uma reviravolta, não é marcado como “Aputure”, mas é marcado com o nome “amaran”, mais focado no prosumer.

Sobre o motivo pelo qual a equipe da Aputure marcou a nova lâmpada tubular como “amaran”, esta foi a resposta de Brandon Le, Gerente de Marketing de Produto:
1) Este é o nosso primeiro empreendimento no mercado de tubos, e queríamos primeiro abrir esse formato para a marca amaran para aumentar o ecossistema para nossos usuários prosumer.
Brandon Le – Gerente de Marketing de Produto, Aputure
2) Tornar este um produto centrado no amaran nos permite direcionar esses produtos para um consumidor mais consciente dos preços.
3) Este produto não possui alguns recursos que precisaríamos integrar para torná-lo um produto Aputure, como LumenRadio CRMX, Impermeabilização e potencialmente outros recursos.

Primeira impressão
À primeira vista, as luzes de tubo de amaran, com sua cobertura de emissor de LED de ponta a ponta, inclinam-se mais para a sensação exterior do Astera Titan e menos para as ofertas de Nanlite Pavotube. Eu aprecio isso porque quero tanto espaço quanto possível dedicado ao talento de iluminação em um único lado de uma luminária e menos espaço dedicado ao gerenciamento de botões. O design também contribui para uma aparência mais elegante na câmera se você usar o tubo de amaran ou Astera Titan como um elemento prático de fundo.
A construção do T4c e do T2c depende muito do plástico, o que sugere que esses acessórios não podem sofrer nenhum tipo de impacto. No lado positivo, essa falta de metal mantém o peso geral baixo.
Felizmente, a equipe amaran decidiu usar uma largura T-12 padrão com o T2c e o T4c – o que significa que você encontrará uma grande variedade de opções de acessórios de terceiros disponíveis.

Muitos pontos de montagem de 1/4-20 e 3/8-16 mais resistentes estão presentes em toda a parte traseira dos tubos, embora você esteja limitado a 3/8-16 em cada extremidade. Dado o peso relativamente baixo dos tubos de amaran de 2 pés e 4 pés, talvez você possa se safar com um único ponto de montagem de 1/4-20 (com um laço de segurança). Os ímãs de força industrial que uso para montar acessórios funcionam muito bem nos tubos de amaran. Você também pode encontrar uma variedade de opções em B&H e CVP.

Para resumir: embora a construção de plástico dê alguma preocupação, a infinidade de suportes de montagem e o baixo peso sem a bateria conectada (mais sobre isso em um segundo) causam uma primeira impressão positiva.
Poder
Qualquer chance de eu confundir os tubos de amaran com outras marcas desapareceu rapidamente quando peguei a bateria externa que é intercambiável entre as versões de 20W 2ft e 40W 4ft. Esta bateria de 77Wh pode ser o recurso mais legal e, quando montada, dá a todo o equipamento onde a bateria se torna o punho uma vibração de sabre de luz. (Aviso: não use a luz do tubo como sabre de luz.)
Alimentar as luzes do tubo sempre foi um sucesso ou um fracasso. As baterias internas eventualmente chegam ao fim da vida útil, exigindo 1) que toda a unidade seja enviada para instalações de reparo ou 2) a conexão de baterias externas pesadas para câmeras reduzindo o formato da lâmpada tubular que a tornou tão atraente em primeiro lugar . As luzes de tubo de amaran apresentam outra opção de energia que parece mais segura (tudo se encaixa perfeitamente ) e potencialmente mais útil a longo prazo.
Com 100% de intensidade no T4c com a bateria, consegui pouco mais de uma hora e meia de duração da bateria.
O único problema que tenho com a bateria externa é o peso da própria bateria. O centro de equilíbrio se move diretamente sob o conjunto de baterias montado na extremidade, tornando a montagem de todo o equipamento suspenso um pouco menos fácil.
Abaixo está um exemplo de como você pode montar os dois tubos no alto (foto aqui sem conexão de bateria externa).

Você também pode alimentar o T2c ou T4c a partir da energia da parede usando a entrada de barril de 12-16,8 V 24 V CC . Infelizmente, as entradas de barril são complicadas na minha experiência e propensas a serem arrancadas no meio do tiro em comparação com o travamento do LEMO ou outras opções de energia. Ainda assim, observe que essas opções tendem a ser mais caras.
Conectividade
O maior atrativo inicial da luz de tubo amaran pode ser simplesmente que ela funciona bem com o aplicativo Sidus Link que você já usa para seus outros produtos amaran e Aputure e, para alguns, isso pode ser suficiente para justificar o custo de admissão. Ter seu Light Storm 600d Pro, LS 300d MK II e Nova 300c controláveis com seu dispositivo móvel favorito é muito atraente para deixar passar.
No entanto, em uma determinada contagem de dispositivos, o LumenRadio CRMX será o único caminho a percorrer. Infelizmente, o LumenRadio CRMX integrado não está disponível no T2c ou T4c. As luzes de tubo amaran têm uma porta USB-C marcada como DMX que requer um adaptador USB-C para DMX512 de 5 pinos (não incluído) para uso.
Teste de precisão de saída e cor: T4c

Eu testei a saída usando lux e manipulação de cores (usando kelvin) do T4c a uma distância de um metro com meu espectrômetro Sekonic C-700U e aqui estão os resultados sem modificadores anexados. Isso está a 3 pés com um alvo de 5600K :

Atingir um resultado de 5620K com um alvo de 5600K é fantástico e um dos melhores resultados para precisão de Kelvin que vi recentemente. E aqui está um teste com uma meta de 3200K .

Além disso, um resultado kelvin muito sólido (3270K) com um pequeno impacto na saída geral quando comparado com o teste direcionado anterior de 56K. E agora para um teste em algum lugar no meio desse intervalo em 4700K .

Mais uma vez, localize esse alvo kelvin e a saída permanecerá em um local semelhante ao teste de 32K. Aqui está uma rápida olhada em quão precisas as cores estão saindo do T4c :

Os resultados do CRI foram idênticos aos do T2c e vi um acerto de 40% na saída com a versão de 2 pés quando comparado com a versão de 4 pés.
Onde comprar? Na MCI já está com pré-venda ativa, corre lá e confira!